top of page

SANKALPA

Sankalpa é um termo em sânscrito que significa resolução, intenção ou propósito.
Com a chegada de 2022 é comum definirmos objetivos que pretendemos alcançar neste novo ano, no entanto,  a superação dessas intenções poderão implicar mudanças de hábitos,  padrões comportamentais e até formas de pensamento.
Para além de acreditarmos que estes objectivos são alcançáveis poderemos potenciar os mesmos utilizando uma técnica do Yoga designada SANKALPA.
A técnica consiste em afirmar  a sua intenção de forma simples, no momento presente, no Aqui e Agora.
Basicamente torna-se uma espécie de mantra que poderá ser aplicado em momentos de descontração, meditação ou reflexão.
A afirmação contida no Sankalpa deverá estar aliada ao desejo profundo de transformação,  a uma vontade genuina formulada pelo seu coração.

"SOMOS ABUNDÂNCIA,  LUZ E AMOR"

SANKALPA

ANICCA

Impermanência dos fenómenos


A Impermanencia dos Fenómenos remete para a constante mutabilidade de tudo o que compõe o Universo.
A Impermanência "opera" em todas as áreas da nossa vida a todo o instante,  daí a importância de desapegar e Comtemplar o Aqui e o Agora.
Evite projeções futuras e viva cada momento como se este fosse o último.
Segundo a análise budista, um dos aspectos mais profundos da Impermanência é:
"A causa do fim das coisas é o seu começo "
Crescemos juntos e mesmo que algo acabe na nossa experiência humana , este continuará em vidas futuras, embora as causas e circunstâncias modificam.

"A NATUREZA DO BRILHO NUNCA CESSA"
Lama Padma Samten

ANICCA
259686652_310620410880167_5543862304998892649_n.jpg

SHIVA MUDRÁ

Mudrás- Gestos reflexológicos, magnéticos e simbólicos realizados com as mãos

SHIVA MUDRÁ- Dorso da mão dta sobre a palma da mão esq em forma de concha.
Gesto que remete para o Criador mitológico do Yoga - SHIVA.
Mudrá que induz a introspecção, recetividade, à capacidade de transcender todo o potencial dentro de Si.

Combater fadiga com o Yoga

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Quando o nível de energia está baixo é normal sentir-se fisicamente e mentalmente cansado , embora existam muitos fatores externos que possam interferir com os nossos níveis de energia, assim como: trabalho, mudanças climáticas, estações do ano, hormonais, entre outros.


Yoga visa reequilibrar o corpo e a mente . Excelente para alívio de dores, aumenta a força de vontade e autoestima.

O estilo de vida atual é muito agitado, muitos trabalhos são fisicamente e mentalmente cansativos, e às vezes é difícil encontrar tempo para descansar durante o dia.

A prática de yoga é muito diversificada e, dependendo dos exercícios que decida fazer, pode ser muito energizante ou relaxante. O Yoga permite desacelerar, diminuindo assim o cansaço.

Posturas de Yoga para eliminar o cansaço físico

Para o cansaço físico, as posições de yoga que recomendo praticar são as que atuam na região das costas e as que proporcionam mais relaxamento.

Os ásanas, posturas psicofísicas que trabalham a região das costas são mais energizantes e são ótimos para praticar ao longo do dia, principalmente quando se sentir com pouca energia.

Os ásanas que atuam nessa região são Bhujangasana – Postura da cobra e Urdhva Mukha Svanasana – Postura do cão olhando para baixo.

Na postura de cobra deverá deixar os cotovelos no tapete de yoga e levantar o peito o máximo que conseguir.

Na postura do cão olhando para baixo, as mãos e os pés tocam o tapete de yoga e o quadril fica suspenso.

Outra postura excelente que permite que o cansaço físico desapareça é Savasana, a postura do cadáver. Que pode ser executada em conjunto com o YogaNidra, uma meditação guiada que permite praticar o relaxamento profundo.


Meditação para Fadiga Mental

A fadiga mental está relacionada ao estilo de vida agitado.

Nestes casos, o yoga pode ser uma solução, sendo a meditação a prática ideal.

É incrível como a prática de meditação, seja por alguns minutos, auxilia na redução do cansaço mental.

A rotina de meditar, de estar sozinho , de se conectar consigo, permite que a mente se acalme e o cansaço mental desapareça.

Dicas para lidar com as mudanças de estações

A estação muda, a temperatura muda e o corpo precisa de adaptar-se. Quando há esse tipo de cansaço, a alimentação é a solução. É perfeitamente normal que a mudança das estações o deixe cansado.

A nutrição é frequentemente esquecida quando você se sente sem energia, ao sentir a fadiga sazonal, a melhor coisa a fazer é comer frutas e vegetais da estação. Desta forma o corpo terá todos os nutrientes de que necessita para se adaptar às mudanças e assim os sintomas deste tipo de fadiga serão menores.

O Yoga certamente é a solução para a fadiga, mas uma das atitudes mais importantes é tomar consciência de sua fadiga e entender a causa.

Somente se você puder sentir seu corpo e ouvir o que ele está pedindo, você será capaz de encontrar uma solução eficaz para si.




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

❤ Redução de stress e ansiedade A prática de Yoga faz induz o praticante a concentrar-se no Aqui e Agora, no momento presente, libertando a mente , sem projeções do futuro, o que proporciona equilíbr

bottom of page